Quinta-Feira, 2024-04-18, 16:35:28Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Biologia Celular

Esqueleto das células tem papel na formação de tumores

Pesquisadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (Portugal) descobriram como o esqueleto das células pode desencadear a multiplicação celular descontrolada através da ação de proteínas que controlam a rigidez das células.

Este processo, até agora desconhecido da ciência, é importante porque, no seu decorrer pode acontecer a ativação de alguns oncogenes - genes causadores de câncer - com a consequente formação de tumores.

O esqueleto das células - chamado citoesqueleto - é composto por uma malha de filamentos formados por proteínas.

Tal como o nosso esqueleto, que suporta o corpo e nos ajuda em diversas funções diárias, o citoesqueleto confere a forma à célula, ajuda no seu movimento e funciona como uma estrada que as proteínas usam para se deslocar dentro da célula e desempenharem as suas tarefas.

Apenas estudos recentes sugeriram que forças mecânicas podem influenciar a organização do citoesqueleto e conduzir à proliferação das células.

Source: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=esqueleto-celulas-tem-papel-formacao-tumores&id=10410