Sexta-Feira, 2024-04-19, 12:09:49Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Biologia Celular

Novo microscópio permite ver células cancerígenas em 3D

A microscopia continua a atualizar-se, permitindo aos cientistas observar cada vez mais pormenores das células, num ambiente cada vez mais próximo do dos tecidos vivos. Recentemente, uma equipa de investigadores norte-americanos aperfeiçoou uma técnica de microscopia com laser, produzindo imagens tridimensionais de células cancerígenas humanas vivas com um detalhe inovador.

As células foram colocadas no aparelho sem as dificuldades físicas que muitas vezes existem em microscopia, permitindo uma observação mais próxima do ambiente natural, no corpo humano, segundo o estudo publicado esta semana na revista Developmental Cell. Este pormenor é importante. A observação do comportamento das células mais próximo do natural poderá ajudar a descobrir como é que as células do cancro resistem aos tratamentos de tumores e se espalham pelo corpo, produzindo as metástases.

Fig. -Grupo de células cancerígenas visto com o novo microscópio.

Para mais informações, consulte o seguinte site: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/novo-microscopio-permite-ver-movimento-3d-de-celulas-cancerosas-1724204