Quinta-Feira, 2024-03-28, 12:53:22Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Biologia Celular

Pela primeira vez foi sintetizado um cromossoma de uma célula eucariota

Pela primeira vez cientistas criaram laboratorialmente um cromossoma de uma célula eucariota, anunciou ontem a revista Science. Nos últimos anos tem-se assistido a avanços notáveis na área da biologia molecular. Desde a década de 50, quando Watson e Crick propuseram o emblemático modelo da dupla-hélice do DNA, as descobertas têm-se seguido a um ritmo impressionante e poderemos estar cada vez mais próximos de criar vida “a partir do nada”.

A criação de seres vivos a partir da informação genética de outros – a clonagem, onde a ovelha Dolly representa um passo marcante – é possível desde a década de 90. Aliás, já se tinham criado cromossomas de organismos procariotas, seres mais simples com uma estrutura cromossómica bem menor e menos complicada. Contudo, a criação de um cromossoma de raiz de uma célula eucariota era, até hoje, uma realidade por alcançar.

O estudo, publicado ontem na revista Science, explica como os cientistas conseguiram desenhar e criar o cromossoma de uma levedura, a Saccharomyces cerevesiae, o organismo responsável pela fermentação da cevada e produção da cerveja.

Source: http://shifter.pt/2014/03/pela-primeira-vez-foi-sintetizado-um-cromossoma-de-uma-celula-eucariota/