Quinta-Feira, 2024-04-25, 18:50:47Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Botânica

As plantas também estão em vias de extinção

Não são só bonitas ou feias, grandes ou pequenas, vulgares ou raras. São importantes para o planeta, são usadas na medicina, no ambiente, na comida para pessoas e animais, roupas, biocombustíveis e até para a produção de venenos. Segundo o primeiro relatório anual Estado das Plantas do Mundodivulgado este mês pelos Reais Jardins Botânicos de Kew, perto de Londres, o número estimado de plantas vasculares (com tecidos especializados no transporte de água e seiva) conhecidas é hoje de 391 mil. Todos os anos, em todos os cantos do planeta, são descritas duas mil novas espécies de plantas. Porém, avisam os especialistas, uma em cada cinco está ameaçada de extinção. Agora, é preciso que o planeta se importe com isso.

Mais de 80 cientistas estiveram durante cerca de um ano a preparar a mais completa e actual avaliação sobre a diversidade de plantas no mundo. “Já se fizeram relatórios semelhantes para aves, tartarugas marinha, florestas, cidades, mães, pais, filhos e até antibióticos, mas nunca antes para plantas”, sublinhou Kathy Willis, directora científica dos Reais Jardins Botânicos de Kew, na sessão de lançamento oficial do relatório. O Estado das Plantas do Mundo inclui dados que vão desde a espécie invasora mais antiga no herbário dos jardins de Kew (uma planta da Ásia identificada em 1886 em Puerto Rico) até às mais recentes descobertas feitas em 2015.

Fig. -Estudo pretende sensibilizar as pessoas para a conservação das plantas.

Para mais informações, consulte o seguinte site: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/todas-as-plantas-do-mundo-do-herbario-ao-facebook-1732263

 



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/todas-as-plantas-do-mundo-do-herbario-ao-facebook-1732263
Category: Botânica | Added by: Formigo (2016-06-05) W
Views: 644 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz