Terça-Feira, 2024-03-19, 09:01:56Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Evolução

Navegar por mares virtuais para lutar contra a doença de Alzheimer

Parece brincadeira de crianças, mas bastam poucos minutos a jogar para dar um enorme contributo à ciência. "Sea Hero Quest" é um jogo para telemóveis criado por investigadores da Universidade de East Anglia, Reino Unido, e desafia quem o joga a viajar por várias partes do mundo à procura de artefactos perdidos. Na realidade, estão à procura de memórias e o simples encontrar do percurso já está a dar informações preciosas de como o cérebro se orienta em termos espaciais e de como memoriza o caminho a seguir.

A ideia partiu de Michael Hornberger, investigador na área da demência, conta o jornal The Washington Post, que quer transformar este jogo numa ferramenta mundial para diagnóstico da doença de Alzheimer. Uma doença neurodegenerativa, que afeta sobretudo idosos e que um dos sinais mais marcados é a falta de memória e desorientação. É frequente estes doentes perderem-se, mesmo em locais que lhes são muito familiares.

Desde que foi apresentado, no sábado, o jogo já foi descarregado mais de 150 mil vezes, refere a Alzheimer's Research UK, uma associação sem fins lucrativos que está a apoiar a investigação. Se cada pessoa jogar esta aplicação durante dois minutos estará, em teoria, a fornecer o equivalente a 70 anos de informação laboratorial sobre memória espacial. O objetivo é que esta informação ajude os cientistas a perceber como é que uma mente saudável se orienta e no que é que difere de pessoas com demência.

A iniciativa contou com o apoio do neurocientista Hugo Spiers, da universidade College London, que é especialista em perceção espacial. "Este jogo pode ser uma ferramenta de diagnóstico disponível em todas as línguas, em todo o mundo", disse Hugo Spiers.

No final do ano, a equipa espera ter um primeiro relatório sobre os dados recolhidos através do jogo. Os responsáveis esperam conduzir ensaios clínicos com base no jogo, o primeiro passo para o tornar uma ferramenta de diagnóstico.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.



Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/navegar-por-mares-virtuais-para-lutar-contra-a-doenca-de-alzheimer-5164987.html
Category: Evolução | Added by: Txigs (2016-05-10) W
Views: 542 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz