Quinta-Feira, 2024-04-25, 03:42:27Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Genética

Explicado o mistério da herança familiar dos gémeos não idênticos

Descobertos dois genes associados a mulheres que têm gémeos não idênticos. Diferentes variantes influenciam a produção de uma hormona feminina e a sensibilidade dos ovários a ela.

Em cada cem gravidezes, uma dá origem a gémeos

Na maioria das gravidezes humanas desenvolve-se apenas um embrião. Este número é condicionado pela mulher, que normalmente liberta um ovócito por ciclo menstrual. Uma fecundação deixa para trás milhões de espermatozóides. Mais ovócitos houvesse, mais seriam fecundados. De vez em quando isso acontece: uma mulher ovula duas vezes ao mesmo tempo, e os dois ovócitos são fecundados por espermatozóides diferentes, originando os gémeos dizigóticos, tão diferentes entre si como irmãos de gravidezes distintas.

Há muito tempo que se notou que certas famílias tinham mais tendência para ter gémeos dizigóticos, o que levou os cientistas a atribuir este fenómeno à genética. Ainda que nada estivesse provado. Agora, uma equipa internacional analisou o genoma de 1980 mulheres que tiveram gémeos dizigóticos e encontrou dois genes associados a esta característica. Quando uma mulher tem uma determinada variante de cada um dos dois genes tem 27% de hipóteses acrescidas de ter gémeos dizigóticos, conclui um estudo publicado na revista científica The American Journal of Human Genetics.

“Há muito que era esperada a descoberta dos genes principais por trás do mistério de gémeos dizigóticos espontâneos”, diz Dorret Boomsma, da Universidade Vrije, em Amsterdão, uma das cientistas responsáveis pelo trabalho que contou com 38 cientistas de vários países (Austrália, Estados Unidos, Finlândia, Islândia, Reino Unido, Suécia, Singapura e Suécia). A descoberta “é de grande interesse científico e importância clínica ”, acrescentou a investigadora, citada num comunicado da universidade. 



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/explicado-o-misterio-da-heranca-familiar-dos-gemeos-nao-identicos-1730557
Category: Genética | Added by: mariomarrafa (2016-05-04)
Views: 342 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz