Sexta-Feira, 2024-05-03, 08:35:01Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Genética

Genes de Neandertal. Maior resistência, mas mais alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.

Não há bela sem senão. As relações ocasionais entre o homem moderno (Homo sapiens) e o homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) – homens e mulheres, está claro – deixaram-nos uma herança especial: os genes dos homens primitivos tanto tornaram o nosso sistema imunitário mais eficaz a combater determinadas infeções, como nos podem ter tornado mais propensos a sofrer de alergias, noticiou o Guardian.

As doenças e os micróbios que as causam (agentes patogénicos) estão entre as mais importantes forças seletivas durante a evolução humana, refere a equipa de Janet Kelso, investigadora no Instituto Max Planck para a Antropologia Evolutiva (Alemanha), num artigo publicado na American Journal of Human Genetics. “Os Neandertais viveram na Europa e Ásia ocidental durante mais de 200 mil anos e estavam provavelmente bem adaptados ao ambiente e agentes patogénicos locais.”

Fig 1 - O homem de Neandertal