Sexta-Feira, 2024-03-29, 07:14:07Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Microbiologia

Bactéria construída em laboratório tem o menor genoma de sempre

A espécie humana tem cerca de 20.000 genes, com eles é possível gerar um indivíduo a partir de uma única célula. Já a Mycoplasma genitalium – uma bactéria que habita as vias genitais humanas e tem o genoma mais pequeno conhecido  – alimenta-se, respira e multiplica-se com apenas 525 genes, ligados numa sequência de ADN que forma um único cromossoma.

Craig Venter fez parte da equipa que sequenciou o genoma daquela bactéria em 1995. De então para cá, o cientista tem tentado perceber esta relação fundamental entre o genoma e a função celular. “A única forma para responder às questões mais básicas sobre a vida seria alcançar um genoma mínimo, e provavelmente a única forma para se conseguir é tentar sintetizar um genoma”, disse, numa conferência de imprensa organizada na semana passada pela Science.

O genoma contruído pela sua equipa em 2010, com o nomer syn1.0 tinha cerca de um milhão de pares de base de ADN e 901 genes. O novo genoma (syn3.0) tem cerca de metade do número de pares de bases de ADN e resulta da junção de apenas 473 genes – menos 52 do que o do genoma da Mycoplasma genitalium. Ainda assim, as células crescem e dividem-se a cada três horas.

Fig. -Imagem microscópia de syn1.0
 

Para saber mais, consulte os seguinte site: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/bacteria-construida-em-laboratorio-tem-o-menor-genoma-de-sempre-1727398

 

 

 



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/bacteria-construida-em-laboratorio-tem-o-menor-genoma-de-sempre-1727398
Category: Microbiologia | Added by: Formigo (2016-06-02) W
Views: 522 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz