Quinta-Feira, 2024-04-25, 01:44:03Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

A sonda de Van Allen da NASA mancha a barreira da Terra

   Os seres humanos já há muito tempo que moldam a paisagem da Terra, mas agora os cientistas sabem que podemos moldar também o nosso ambiente próximo do espaço. Verificou-se que um certo tipo de comunicação - de frequência muito baixa, ou VLF, comunicações por rádio - interage com partículas no espaço, afetando o modo e o local delas se moverem. Às vezes, essas interações podem criar uma barreira à volta da Terra contra a radiação de partículas de alta energia natural no espaço.

   As sondas observaram uma interessante coincidência - a extensão da bolha de VLF corresponde quase exatamente à borda interna das correias de radiação de Van Allen, uma camada de partículas carregadas mantidas no lugar pelos campos magnéticos da Terra.

   Com um estudo mais aprofundado, as transmissões VLF podem servir como uma forma de remover o excesso de radiação do ambiente próximo da Terra. Planos já estão em andamento para testar transmissões VLF na atmosfera superior para ver se eles poderiam remover excesso de partículas carregadas - o que pode aparecer durante períodos de tempo espacial intenso, como quando o sol irrompe com nuvens gigantes de partículas e energia.

Para mais informações consulte o link abaixo.



Source: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/nasas-van-allen-probes-spot-man-made-barrier-shrouding-earth
Category: Astronomia | Added by: marta-sofia07 (2017-05-20)
Views: 251 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz