Sexta-Feira, 2024-04-19, 11:16:16Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Cassini mergulha entre Saturno e os seus anéis

A sonda Cassini da NASA está de volta ao contacto com a Terra depois do seu primeiro mergulho bem-sucedido através da estreita abertura entre o planeta Saturno e os seus anéis de passado dia 26 de abril de 2017. A nave espacial encontra-se no processo de transmissão de dados científicos e de engenharia recolhidos durante essa passagem, via Complexo Goldstone da DSN (Deep Space Network) da NASA no Deserto de Mojave na Califórnia. EUA. A DSN adquiriu o sinal da Cassini às 07:56 de dia 27 de abril (hora portuguesa) e os dados começaram a aparecer às 08:01 do mesmo dia.

Enquanto mergulhava através da divisão, a Cassini passou a 3000 km do topo das nuvens de Saturno (onde a pressão do ar é de 1 bar - comparável à pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) e a cerca de 300 km da orla mais interna e visível dos anéis. Apesar dos gerentes da missão estarem confiantes de que a Cassini ia passar com sucesso pela lacuna, tomaram precauções extra neste primeiro mergulho, pois a região nunca tinha sido explorada antes.

O próximo mergulho da Cassini, através da lacuna que separa o planeta dos anéis, está agendado para o dia 2 de maio. Lançada em 1997, a Cassini chegou a Saturno em 2004. Após o último "flyby" pela grande lua Titã, no dia 22 de abril, a Cassini começou o que os técnicos da missão chamam de "Grande Final".  A sonda está numa trajetória que, eventualmente, a levará a mergulhar na atmosfera de Saturno - e assim terminar a sua histórica missão - no dia 15 de setembro de 2017.

                      

              Sonda Cassini da NASA que mostra a divisão entre Saturno e os seus anéis.
 

 



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/04/28_saturno_cassini.htm
Category: Astronomia | Added by: andrefoguete (2017-04-28)
Views: 257 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz