Sexta-Feira, 2017-05-26, 22:30:28Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Astronomia

Cientistas descobrem a estrela com a órbita mais íntima de um buraco negro

Astrónomos encontraram evidências de uma estrela que completa duas voltas em menos de uma hora em torno de um provável buraco negro. Esta talvez seja a dança orbital mais íntima já testemunhada para um provável buraco negro e uma estrela companheira, até hoje.

Esta descoberta foi realizada através do Observatório Espacial de raios-X Chandra, juntamente com o NuSTAR e o ATCA (Australia Telescope Compact Array) da CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation).

Embora os astr]onomos já tenham investigado este sistema binário por muitos anos, foi somente em 2015 que as observações no faixa de frequências do rádio, através do sistema radiotelescópios do ATCA, revelaram que o par de objetos contém provavelmente um buraco negro que atrai matéria de uma anã branca companheira, uma estrela moribunda, remanescente de uma estrela tipo nosso Sol que esgotou a maior parte do seu combustível nuclear.

(Concepção artística de uma estrela descoberta na órbita mais próxima conhecida ao redor de um buraco negro no aglomerado globular 47 Tucanae)

Para saber mais acerca deste assunto,clique no link abaixo.

Source: http://eternosaprendizes.com/2017/03/26/cientistas-descobrem-a-estrela-com-a-orbita-mais-intima-de-um-buraco-negro/