Sexta-Feira, 2017-08-18, 14:31:40Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Estudo confirma que "novas" são a principal fonte de lítio no universo

O lítio é o elemento sólido mais leve existente. Recentemente, um grupo de investigadores detetou quantidades enormes de berílio-7 ( um elemento instável que decai para lítio em 53,2 dias) na nova Sagittarii 2015 N.2, o que sugere que as novas (fenómenos explosivos que ocorrem em sistemas binários) são a principal fonte de lítio na Galáxia.

Praticamente todos os elementos químicos têm uma origem astronómica. A primeira génese teve lugar no que é conhecido como Nucleosíntese Primordial, pouco tempo depois do Big Bang. Os elementos leves foram então formados: hidrogénio (75%), hélio (25%) e uma quantidade muito pequena de lítio e berílio.

 

 

Mas não era possível  traçar as origens da maior parte do lítio encontrado.A solução para o enigma da origem do lítio está, nos fenómenos explosivos que ocorrem em sistemas binários nos quais  uma das estrelas é uma anã branca.

 

 

 

 

 

A anã branca pode absorver material da sua estrela companheira e formar uma camada superficial de hidrogénio que, quanto atinge uma certa densidade, desencadeia uma explosão - uma nova - que pode aumentar o brilho de uma estrela até 100.000 vezes.

Após algumas semanas o sistema estabiliza e o processo começa novamente.

 



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/11/4_litio_novas_universo.htm
Category: Astronomia | Added by: inesalverca (2016-11-05)
Views: 23 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2017 | Make a free website with uCoz