Terça-Feira, 2024-04-23, 21:40:32Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Fermi da NASA captura imagens dos raios gama de tempestades tropicais

   Cerca de mil vezes por dia, tempestades disparam fugas de algumas das luzes de maior energia naturalmente encontradas na Terra. Esses eventos são chamados de raios gama terrestres (TGFs) e duram menos de um milissegundo e produzem raios gama com dezenas de milhões de vezes a energia da luz visível. 

   Os cientistas suspeitam que os TGFs surgem dos fortes campos elétricos perto dos topos das tempestades. Sob certas condições, esses campos tornam-se fortes o suficiente para conduzir uma "avalanche" de eletrões quase à velocidade da luz. Quando esses eletrões acelerados correm pelas moléculas do ar, os seus caminhos desviam-se ligeiramente. Essa mudança faz com que os eletrões emitam raios gama. 

   A maioria dos TGFs da tempestade tropical ocorreu à medida que os sistemas se intensificaram. O reforço das correntes ascendentes conduzem as nuvens mais altas para a atmosfera onde elas podem gerar campos elétricos poderosos, estabelecendo o cenário para relâmpagos intensos e para as avalanches eletrónicas que se pensa que podem produzir TGFs.

As nuvens de tempestade produzem algumas das luzes de maior energia naturalmente produzidas na Terra: flashes de raios gama terrestres (TGFs). Através dos dados do telescópio espacial de raios gama Fermi da NASA e das redes de detecção de raios no solo, os cientistas acompanham essas explosões fugazes e estão a começar a aprender mais sobre as condições dos furacões, tufões e outros sistemas climáticos tropicais que preparam o cenário para TGFs.
Créditos: Goddard Space Flight Center da Nasa

Para mais informações consulte o link abaixo.



Source: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/nasas-fermi-catches-gamma-ray-flashes-from-tropical-storms
Category: Astronomia | Added by: marta-sofia07 (2017-04-25)
Views: 297 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz