Sábado, 2024-04-27, 08:28:13Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida
Detecção foi feita pela equipa de astrónomos norte-americanos.O planeta está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol.

Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrónomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.
A descoberta foi divulgada no dia 29 de Setembro pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581, fica numa região na qual os astrónomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.
<
 
A ilustração mostra um formato possível para o exoplaneta que orbita a estrela Gliese 581, apenas 20 anos-luz de distância da Terra.

A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.
Não é o primeiro planeta a ser descoberto na "zona habitável" da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potêncial para ser conter vida.
 

Cientistas também estimam que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipa também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.
 

Para os astrónomos, o planeta pode "sustentar vida", o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos podem não ser necessariamente parecidos com humanos.
Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no Universo.
 
 
Cátia Luzia nº33 12ºCT3
Category: Astronomia | Added by: Katia (2010-12-10)
Views: 272 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz