Sábado, 2024-04-20, 08:26:29Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Planetas do tamanho da Terra: a geração mais recente e estranha

Uma "safra" abundante de planetas do tamanho da Terra, amontoados em torno de uma estrela anã vermelha ultrafria, poderá ser pouco mais do que pedaços de rocha atingidos por radiação, ou mundos cobertos de nuvens tão quentes como Vénus. Ou podem abrigar formas de vida exóticas, prosperando sob céus de crepúsculos avermelhados.

Os cientistas estão a ponderar as possibilidades depois do anúncio da semana passada: a descoberta de sete mundos em órbita de uma pequena estrela "fria" a cerca de 40 anos-luz de distância, todos idênticos à Terra em termos de massa e diâmetro. Três dos planetas residem na "zona habitável" ao redor da sua estrela, onde os cálculos sugerem que as condições possam ser adequadas para que a água líquida exista às suas superfícies - embora sejam necessárias observações de acompanhamento para ter a certeza.

A opinião dos especialistas, sobre se os planetas das anãs vermelhas são adequados para a vida, tende a balançar para trás e para a frente, "como um pêndulo,". De momento, o pêndulo balança-se na direção da ausência de vida. Descobertas recentes sugerem que a vida terá dificuldades em sobreviver num planeta próximo de uma anã vermelha, em grande parte porque estas estrelas são extremamente ativas durante os seus primeiros anos - disparando rajadas potencialmente letais de radiação.

                          

Estrela TRAPPIST-1, uma anã vermelha ultrafria, tem em órbita sete planetas do tamanho da Terra.



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/02/28_trappist_1.htm
Category: Astronomia | Added by: andrefoguete (2017-02-28)
Views: 285 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz