Sexta-Feira, 2024-04-26, 18:46:38Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Poeira estelar antiga lança luz sobre as primeiras estrelas

Os astrónomos usaram o ALMA para detetar uma enorme quantidade de poeira estelar resplandecente numa galáxia observada quando o Universo tinha apenas 4% da sua idade atual.

Esta galáxia foi observada pouco depois da sua formação e trata-se da galáxia mais distante onde se detetou poeira. Estas observações mostraram também a mais distante deteção de oxigénio no Universo. Estes novos resultados fornecem-nos novas pistas relativas ao nascimento e morte explosiva das primeiras estrelas.

Uma equipa internacional de astrónomos da University College London, utilizou o ALMA (Atacama Large Millimeter Array) para observar A2744_YD4, a galáxia mais jovem e mais distante observada até à data pelo ALMA. Surpreendentemente, a equipa descobriu que esta jovem galáxia contém poeira interestelar em abundância poeira formada pela morte de estrelas da geração anterior.

Esta impressão artística mostra como poderá ser a galáxia jovem muito distante A2744_YD4. Observações obtidas pelo ALMA mostraram que esta galáxia, observada quando o Universo tinha apenas 4% da sua idade atual, é rica é poeira. Tal poeira é produzida numa geração anterior de estrelas e por isso estas observações dão-nos importantes pistas sobre o nascimento e morte explosiva das primeiras estrelas do Universo.



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/03/10_a2744_yd4.htm
Category: Astronomia | Added by: inesalverca (2017-03-11)
Views: 244 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz