Terça-Feira, 2024-04-16, 22:12:18Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Astronomia

Primeiros mapas globais de emissões vulcânicas

Num novo estudo publicado em relatórios científicos , esta semana, uma equipa liderada por pesquisadores da Michigan Technological University criou o primeiro inventário, verdadeiramente global para as emissões de dióxido de enxofre vulcânico, usando dados do Instrumento holandês-finlandesa de Monitorização de Ozono na Terra observado pelo sistema de satélite Aura da NASA que foi lançado em 2004.

Eles compilaram os dados das emissões de 2005 a 2015 para produzir estimativas anuais para cada um dos 91 vulcões actualmente emissores em todo o mundo. O conjunto de dados ajudará a refinar os modelos de clima e química atmosférica e fornecer mais informações sobre os riscos para a saúde humana e ambiental.

As novas informações sobre emissões vulcânicas reúnem oportunidades para melhorar a monitorização de riscos naturais, riscos para a saúde humana e de processos climáticos.

As emissões de dióxido de enxofre vulcânico do satélite Aura são mostradas em tons de laranja neste zoom do Arquipélago Aleutian no Alasca.
Créditos: Jesse Allen / Observatório da Terra da NASA

Para mais informações consulte o link abaixo.

Source: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/first-global-maps-of-volcanic-emissions-use-nasa-satellite-data