Quinta-Feira, 2024-03-28, 16:55:55Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Quão antigos são as ravinas marcianas?

   As ravinas erodidas na íngreme encosta interior de uma cratera de impacto parecem perfeitamente imaculadas nesta imagem capturada pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA. Embora à primeira vista possa parecer que há crateras sobrepostas aos ventiladores do barranco, a inspeção da cobertura estéreo HiRISE mostra que as crateras se encontram apenas no terreno pré-gully.

   As cores distintivas nos canais e alcovas das ravinas oferecem outra indicação de juventude e atividade recente. A paisagem pré-ravina é coberta por crateras secundárias da Cratera Gasa, estimada em cerca de 1 milhão de anos. Embora alguns tenham sugerido que as ravinas marcianas são também cerca de um milhão de anos de idade e formada em um ambiente diferente, agora sabemos que eles continuam a formar hoje.

               

O mapa originalmente projetado no site da NASA estava numa escala de 50 centímetros (19,7 polegadas) por pixel. [ A escala da imagem original é de 50,8 centímetros (20 polegadas) por pixel (com 2 x 2 binning); Objetos na ordem de 152 centímetros (59,9 polegadas) de diâmetro são resolvidos. ]

Para mais informações consulte o link abaixo.



Source: https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21599/how-old-are-martian-gullies
Category: Astronomia | Added by: marta-sofia07 (2017-04-25)
Views: 304 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz