Sexta-Feira, 2024-04-26, 21:30:26Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Astronomia

Radiação de galáxias vizinhas ajudou a formar os primeiros buracos negros supermassivos

O aparecimento de buracos negros supermassivos no alvorecer do Universo tem intrigado os astrónomos desde a sua descoberta há mais de uma década atrás, pensasse que estes se formem ao longo de milhões de anos, mas foram avistados mais de duas dúzias destes gigantes 800 milhões de anos após o Big Bang.

Num novo estudo acrescenta evidências a uma teoria de como estes buracos negros antigos, aproximadamente mil milhões de vezes mais massivos que o nosso Sol, podem ter-se formado e ganho massa rapidamente.

Em simulações de computador, os investigadores mostram que um buraco negro pode crescer rapidamente no centro da sua galáxia hospedeira se uma galáxia próxima emite radiação suficiente para desligar a sua capacidade para formar estrelas. Desta forma, a galáxia hospedeira cresce até ao seu eventual colapso, formando um buraco negro que se alimenta do gás remanescente e, mais tarde, da poeira, das estrelas moribundas e possivelmente de outros buracos negros, tornando-se supergigante.

Na imagem está representada uma animação de um buraco negro supermassivo, que à esquerda é capaz de crescer rapidamente à medida que a radiação intensa de uma galáxia vizinha desliga a formação estelar na sua galáxia-mãe.

Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/03/14_primeiros_buracos_negros_supermassivos.htm