Domingo, 2017-04-23, 19:42:28Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoPortugal

Potencial extração mineira em Angola foi apontada no mapa por técnicos portugueses

O relançamento e dinamização do sector mineiro em Angola está a contar com a colaboração empenhada de quinze técnicos portugueses, o número de especialistas que o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) alocou à elaboração do Plano Nacional de Geologia Angolano, o Planageo. De acordo com o ministro da Geologia e Minas de Angola, Francisco Queiroz, e quase dois anos antes da conclusão do projecto, já foi possível identificar "centenas" de novas áreas com potencial para extracção mineira, nomeadamente ouro, ferro e cobre.

O Planageo foi lançado em Maio de 2014 com o objectivo assumido de fazer um levantamento científico do potencial mineral e geológico do vasto pais africano (tem 1,2 milhões de quilómetros quadrados), para com ele atrair investimento internacional para o sector. As estimativas apontam para que Angola tenha um potencial de produção de 38 dos 50 minérios mais procurados do mundo.

O projecto está avaliado em 358 milhões de euros e está a ser levado a cabo por três consórcios internacionais. O LNEG faz parte de um consórcio ibérico (apresentou-se a concurso com o organismo homólogo espanhol, o IGME-Instituto geológico e Mineiro de Espanha) a quem foi entregue todo o trabalho referente à zona sul do país, em cerca de um terço do seu território.

Fig. -Estimativas apontam para que Angola tenha um potencial de produção de 38 dos 50 minérios mais procurados do mundo.

Para saber mais, consulte o seguinte site: https://www.publico.pt/economia/noticia/riqueza-geologica-de-angola-apontada-no-mapa-com-a-ajuda-de-tecnicos-portugueses-1733518

 



Source: https://www.publico.pt/economia/noticia/riqueza-geologica-de-angola-apontada-no-mapa-com-a-ajuda-de-tecnicos-portugueses
Category: GeoPortugal | Added by: Formigo (2016-06-05) W
Views: 66 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2017 | Make a free website with uCoz