Quarta-Feira, 2024-05-01, 07:01:07Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Geólogos

Léon Paul Choffat
Nasceu este grande geólogo em Porrentruy (Suiça), a 14 de Maio de 1849.

Passou a infância junto de sua família, que era oriunda de Soubey (Jura) e fez os primeiros. estudos bem como os secundários na sua terra natal.

Nos anos que se seguiram à sua entrada para os Serviços Geológicos, a actividade científica deste geólogo, manifestou-se em memórias e comunicações publicadas por aqueles serviços e em escritos dados à luz em diversos jornais científicos nacionais e estrangeiros.

Entre eles avultam três estudos gerais, um sobre o Jurássico em 1880 e dois outros sobre o Cretácico em 1885 e 1900 e intituladas respectivamente "Étude stratigraphique et paléontologique des terrains jurassiques du Portugal - Le Lias et te Dogger au Nord du Tage"; "Recueil de Monographies stratigraphiques sur le système crétacique da Portugal - 1er. étude - Contrées de Cintra, de Bellas et de Lisbonne"; "Récueil de Monographies Stratigraphiques sur le système crélacique - 2éme. étude - Le crétacique au Nord du Tage", a par de outros de menor desenvolvimento sobre os mesmos assuntos.

Neles estabeleceu a classificação estratigráfica de todas as assentadas secundárias, descrevendo as suas faunas, a sua composição litológica e as suas fácies. Cabe-lhe a honra de ter sido o criador do Lusitaniano, actualmente aceite por todos os geólogos e, de ter descoberto o Batoniano, o Senoniano e feito a separação entre o Triássico e o Infralias.

Sabe mais aqui.