Quarta-Feira, 2024-04-24, 12:44:57Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Geólogos

Subida do nível do mar medida nas dunas da Península de Tróia

A Península de Tróia era bem diferente há 6500 anos, o que pode significar que hoje continua a esconder-nos alguns segredos. Por isso, uma equipa do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e da Universidade do Leste da Carolina (EUA) decidiu recuar ao passado e reconstituir o nível do mar na Península de Tróia, usando as dunas da praia. Observou-se então que a subida do nível do mar acelerou na segunda metade – terá passado de uma média de 0,31 milímetros por ano para 1,69 milímetros –, conclui o estudo publicado na última edição da revistaScientific Reports.

Foi com o georradar, aparelho que emite ondas de rádio para “ver” o subsolo, que o grupo de investigadores coordenado por Susana Costas, geóloga da Universidade do Algarve, viajou até ao passado. “Fomos capazes de ver debaixo das dunas com o georradar”, diz ao PÚBLICO. Desta forma, a equipa determinou as camadas que constituem as dunas, observando a sua dinâmica ao longo do tempo.

Fig. Cientistas do Algarve e dos EUA reconstituíram o nível do mar na Península de Tróia



Source: https://www.publico.pt/2016/12/13/ciencia/noticia/subida-do-nivel-do-mar-medida-nas-dunas-da-peninsula-de-troia-1754516
Category: Geólogos | Added by: cindystefanie (2017-01-19)
Views: 380 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz