Quinta-Feira, 2024-03-28, 16:22:52Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoNotícias

Hubble data última grande refeição do buraco negro da Via Láctea

 O Telescópio Espacial Hubble da NASA descobriu que o buraco negro supermassivo no centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, teve a sua última grande refeição há cerca de 6 milhões de anos atrás, quando consumiu um grande aglomerado de gás em queda. "Cheio" graças a este prato principal, o buraco negro expeliu a "comida" restante, uma bolha colossal de gás com uma massa equivalente a milhões de sóis, que agora flutua acima e abaixo do centro da nossa Galáxia.

Podemos observar na figura a baixo um mecanismo no qual, a luz de vários quasares distantes atravessa a secção norte das Bolhas de Fermi - um fluxo de gás expelido pelo buraco negro supermassivo da nossa Via Láctea.

Na inserção em baixo: a medição do gás que se move na direção da Terra e na direção oposta, indicando que o material viaja a grande velocidade. O Hubble também observou luz de quasares que passaram fora da bolha norte.

Na inserção de cima: o gás no percurso de luz de um destes quasares não se move nem na direção da Terra nem na direção oposta. Este gás está no disco da Via Láctea e não partilha as mesmas características do material estudado dentro da bolha.



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/03/10_bolhas_fermi.htm
Category: GeoNotícias | Added by: inesalverca (2017-03-11)
Views: 222 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz