Sexta-Feira, 2024-04-26, 06:37:04Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoNotícias

Portugal com sensores para detectar sismos e alterações climáticas

Vão ser instalados sensores no mar, entre dois a três mil metros de profundidade, no Sul de Sagres, no Algarve, que vão permitir a observação e monitorização da actividade sísmica e alterações climáticas. A informação é avançada, esta quarta-feira, pela agência Lusa.

Este material vai ser instalado pelo Observatório Europeu Multidisciplinar para o Fundo do Mar e Coluna de Água. A zona é considerada de interesse sísmico e de confluência de correntes marítimas do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo. A partir dos sensores vai ser possível recolher dados de temperatura, pressão, propriedades da água, da velocidade de correntes, sobre o solo e a vida subaquática. 

Desta forma, os cientistas poderão monitorizar a actividade sísmica, o clima, os gases com efeito estufa, a produção fitoplâncton, os mamíferos marinhos, reservas de pesca e estudar a origem e os limites da vida e a dinâmica dos ecossistemas marinhos.  O projecto português prevê que inicialmente existam dois laboratórios. Vão servir para a análise dos dados transmitidos pelos sensores, por via satélite, e das amostras de água e sedimentos recolhidas por veículos robotizados, e outro para a manutenção dos equipamentos electrónicos. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança à Lusa, que o inicio deste projecto será em Maio, com um prazo de execução até 2020. 

                      

                                           Fundo do oceano

 



Source: http://radiocomercial.iol.pt/noticias/67786/portugal-vai-instalar-sensores-para-detectar-sismos-e-alteracoes-climaticas
Category: GeoNotícias | Added by: andrefoguete (2017-03-31)
Views: 291 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz