Quarta-Feira, 2024-04-24, 08:55:07Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoNotícias

Quartzo no poder do núcleo da Terra.

 

Os cientistas estão a relatar descobertas inesperadas sobre o núcleo da terra. Os resultados incluem insights sobre a fonte de energia que conduz o campo magnético da Terra, fatores que regem o resfriamento do núcleo e sua composição química, e condições que existiram durante a formação da Terra.

 

O núcleo da Terra consiste principalmente numa enorme bola de metal líquido situada a 3000 km abaixo de sua superfície, cercada por um manto de rocha quente. Notavelmente, em profundidades tão grandes, tanto o núcleo como o manto estão sujeitos a pressões e temperaturas extremamente elevadas.

 

 Além disso, pesquisas indicam que o fluxo lento de rochas quentes e flutuantes leva o calor do núcleo para a superfície, resultando em um resfriamento muito gradual do núcleo ao longo do tempo geológico. No entanto, o grau em que o núcleo da Terra esfriou desde sua formação é uma área de intenso debate entre os cientistas da Terra.

 

(As amostras são aquecidas sob pressão a altas temperaturas do núcleo (cerca de 4000 kelvins) por serem irradiadas por um laser através de diamantes.)

Para saber mais acerca disto, clique no link abaixo 



Source: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/02/170222131505.htm
Category: GeoNotícias | Added by: rafaelfmgaspar (2017-03-02)
Views: 307 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz