Sábado, 2024-05-18, 08:00:38Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Era uma vez um deserto
   As montanhas verdejantes da região mineira de Diamantina já foram um grande deserto na pré-história. A constatação veio da análise, realizada pelo geólogo Fábio Simplicio, de rochas sedimentares com ,aproximadamente, 1,8 bilhão de anos.

A conclusão veio do estudo das formações de arenito existentes na área rural da cidade. Ao consultar trabalhos de outros pesquisadores sobre a datação das rochas, Simplicio verificou que estas se formaram antes de a vegetação terrestre surgir no planeta, o que só ocorreu por volta de 440 milhões de anos atrás.

A idade das rochas forneceu também algumas pistas acerca do seu ambiente. Segundo o geólogo, na época da formação desses sedimentos, no final do período chamado de Paleoproterozoico, existiam basicamente dois cenários na Terra emersa: regiões de grandes desertos e/ou de grandes rios.

Imagem das montanhas de Minas Gerais que teriam sido um grande deserto há 1,8 bilhão de anos, e as formações rochosas, cujo estudo contribuiu para essa mesma conclusão.

Para aceder a mais informações acerca deste artigo consulte o site em baixo indicado.

Source: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/01/era-uma-vez-um-deserto/?searchterm=Era uma vez um deserto