Terça-Feira, 2024-04-23, 17:46:54Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Uma maravilha natural perdida para um vulcão foi redescoberta

Os terraços deslumbrantes do Lago Rotomahana foram destruídos por uma erupção vulcânica em 1886, mas os geólogos descobriram agora vestígios deles escondido no fundo do lago.

No dia 10 de Junho de 1886, o monte Tarawena, um vulcão na Ilha do Norte da Nova Zelândia, entrou em erupção com uma força surpreendente.  

A erupção matou 120 pessoas, a maioria deles Maoris – nativos da Nova Zelândia - que vivem em pequenas aldeias perto do campo. Mas não é só por causa de seu alto número de mortos que a erupção Tarawera está firmemente gravado na memória dos habitantes da Nova Zelândia. A maioria das pessoas lembram-se da erupção porque esta roubou à ilha uma preciosa maravilha natural: os Terraços cor-de-rosa e branco do Lago Rotomahana.

No momento em que a erupção cessou, por volta do amanhecer, Lake Rotomahana havia desaparecido. A água tinha sido literalmente explodido no ar, combinando com as cinzas vulcânicas formarndo uma lama barrenta que enterrou a paisagem circundante até 46 pés (14m) de profundidade.

The crater of Mount Tarawera (Credit: age fotostock/Alamy Stock Photo)

Fig.1. A cratera do Monte Tarawera 


 


Source: http://www.bbc.com/earth/story/20160427-a-natural-wonder-lost-to-a-volcano-has-been-rediscovered
Category: GeoSítios | Added by: cindystefanie (2016-10-13)
Views: 457 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz