Quinta-Feira, 2024-04-18, 23:41:54Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Austrália descobre "Parque Jurássico" único

Descoberta, "sem precedentes", numa zona litoral remota do país, levou os cientistas a descobrir novos rastos de espécies de dinossauros

Foram encontrados 21 tipos diferentes de pegadas de dinossauros numa zona litoral remota da Austrália, avança a AFP. A descoberta, "sem precedentes", já levou os cientistas a apelidar a zona de Parque Jurássico do país.

Os cientistas estimam que as pegadas têm entre 90 e 115 milhões de anos e até agora nunca tinha sido encontrado um conjunto tão variado de espécies. Os paleontólogos da Universidade de Queensland e da Universidade de James Cook revelaram que esta foi a descoberta mais diversificada do mundo. Os vestígios dos dinossauros foram encontrados debaixo de rochas com mais de 140 milhões de anos na região de Kimberley.

Steve Salisbury, autor principal de um artigo sobre as descobertas publicadas na "Memoir of the Society of Vertebrate Paleontology" ("Memória da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados"), afirmou que os rastros encontrados eram "globalmente incomparáveis".  Para o cientista, a região é "um local mágico" graças a esta descoberta que inclui pegadas com 1,7 metros de largura.

Pegada de dinossauro