Sábado, 2024-04-27, 00:38:58Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Cientistas decifram cor de dinossauro que viveu na China há 120 milhões de anos

Através de registos fósseis, cientistas do Reino Unido decifraram a cor e o ambiente do Psitacossauros.

Guiados por pequenas estruturas preservadas em pele fossilizada, cientistas do Reino Unido decifraram a cor e o padrão camuflado de um pequeno dinossauro que rondou as florestas densas da China há cerca de 120 milhões de anos.

O Psitacossauro é caracterizado por apresentar um bico semelhante ao de um papagaio, era essencialmente castanho,  mais escuro no dorso e mais claro na parte de baixo da barriga e da cauda( como podemos observar na seguinte figura). 

Este padrão, hoje comum em muitos animais, pode ter ajudado o herbívoro bípede, na medida em que confere uma menor visibilidade pelos seus predadores.

O psitacossauro (especie representada na figura) é o terceiro dinossauro que consegue ter as suas cores decifradas pelos cientistas através do recurso a organelos celulares fossilizados chamados melanossomas que, sintetizam e armazenam a melanina nos animais vertebrados e que se manifestam no pelo, nas penas e na pele.

Os investigadores conseguiram pela primeira vez usar os dados obtidos da cor do dinossauro para conjecturar sobre o ambiente onde ele vivia.



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/cientistas-decifram-cor-de-dinossauro-que-viveu-na-china-ha-120-milhoes-de-anos-1
Category: Paleontologia | Added by: inesalverca (2016-10-12)
Views: 235 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz