Quinta-Feira, 2024-03-28, 15:59:15Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Cientistas descobrem chave para distinguir sexo dos dinossauros

Como distinguir o sexo dos dinossauros? É bastante complicado ,pois os indicadores mais óbvios do género desaparecem após a morte. Normalmente, o que se encontra são os ossos fossilizados, e não os tecidos moles, que poderiam ajudar a destrinçar fêmeas e machos. Mas a chave para decifrar esta charada pode estar precisamente nos ossos.

Graças ao fóssil de uma fêmea de Tyrannosaurus rex grávida, os cientistas têm agora um parâmetro para distinguir o sexo dos terópodes - um grupo de dinossauros bípedes que inclui os maiores carnívoros que já viveram sobre a Terra.

A ciência tem grandes problemas quando se trata de distinguir entre dinossauros machos e fêmeas, pois os estudos são feitos em fósseis nos quais, não estão presentes os tecidos moles que poderiam servir como indicadores de sexo.

Um novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, comprovou a existência de osso medular no fêmur fossilizado de um Tiranossauro Rex de 68 milhões de anos, encontrado nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, o osso medular é quimicamente distinto dos outros tipos de tecidos ósseos e, por isso, pode ser usado como uma "assinatura química" para definir se o animal é fêmea.

Source: http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-descobrem-chave-para-distinguir-sexo-dos-dinossauros,1844043