Sábado, 2024-04-20, 08:20:34Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Nova espécie de dinossauro português era uma “gazela” dos bosques do Jurássico

Fósseis descobertos em 1999 foram finalmente estudados com profundidade. Esta é a primeira espécie encontrada em Portugal pertencente à família dos driossaurídeos.

 

Nos bosques portugueses de há 152 milhões de anos, vivia o Eousdryosaurus nanohallucis( representado na figura). No Jurássico, o período do meio do Mesozóico, este réptil com cerca de dois metros de comprimento seria o equivalente actual a uma “gazela”.

Quando foram encontrados em 1999, os fósseis estavam incluídos num bloco de arenito cinzento de cerca de um metro de comprimento, caído de uma arriba. Do esqueleto original sobraram algumas vértebras caudais, grande parte dos ossos do membro posterior esquerdo e um osso da anca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se sabe como este indivíduo morreu. Habitavam em grupo, em zonas de bosques que permitiam esconder-se dos predadores. As suas patas estavam adaptadas à corrida, muitos cientistas vêem os driossaurídeos como gazelas, animais velozes sem estruturas defensivas.

Segundo varios paleontólogos, tinham sido encontrados ossos isolados noutras jazidas da Península Ibérica que pareciam fazer parte desta família de dinossauros herbívoros bípedes, mas agora há a certeza absoluta de que também Portugal teve estas “gazelas” do Jurássico.

 

 

 

 



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/nova-especie-de-dinossauro-portugues-era-uma-gazela-dos-bosques-do-jurassico-1669
Category: Paleontologia | Added by: inesalverca (2016-10-16)
Views: 205 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz