Terça-Feira, 2024-04-23, 12:07:10Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Paleontólogos sugerem que ‘árvore genealógica’ de dinossauros deve ser revista

Paleontólogos no Reino Unido sugerem, num estudo hoje publicado na revista Nature, que a ‘árvore genealógica’ dos dinossauros deve ser revista e reclassificada, o que pode implicar a reescrita de livros sobre a evolução dos vertebrados.

Após a análise de dezenas de fósseis de esqueletos de dinossauros e de dezenas de milhares de caraterísticas anatómicas, investigadores da Universidade de Cambridge e do Museu de História Natural de Londres concluíram que os grupos familiares dos dinossauros tal como são hoje aceites podem estar errados e que os seus nomes devem ser alterados. Ao longo de 130 anos, os paleontólogos (que estudam fósseis) têm trabalhado com um sistema de classificação que agrupa as espécies de dinossauros em duas categorias: ornitísquios (com quadril de pássaro) e saurísquios (com quadril de lagarto).

À medida que mais espécies foram descritas, tornou-se claro, para os especialistas, que os dinossauros pertenciam a três linhagens distintas: ornitísquios, sauropodomorfos (grupo de dinossauros herbívoros com pescoço longo) e terópodes (subgrupo dos saurísquios e carnívoros).

Inicialmente, os cientistas pensavam que os dinossauros ornitísquios e saurísquios não estavam relacionados, uma vez que tinham antepassados diferentes, mas estudos posteriores revelaram que ambos evoluíram de um antepassado comum. A nova análise feita pelos paleontólogos da Universidade de Cambridge e do Museu de História Natural de Londres concluiu que os dinossauros ornitísquios têm de ser reagrupados com os terópodes, mas excluindo os sauropodomorfos.

 

                           Resultado de imagem para dinosaur

                                             época dos dinossauros



Source: http://www.dnoticias.pt/mundo/paleontologos-sugerem-que-arvore-genealogica-de-dinossauros-deve-ser-revista-KC1105729
Category: Paleontologia | Added by: andrefoguete (2017-03-23)
Views: 285 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz