Domingo, 2017-04-23, 19:51:01Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Parques Naturais

Parque Natural do Douro

De rio de águas violentas, o Douro, devido às barragens, fez-se um vasto e tranquilo espelho de água aprisionado entre muralhas a prumo. A área do Parque abrange o troço fronteiriço do rio Douro, incluindo o seu vale e superfícies planálticas adjacentes, e prolonga-se para sul através do vale do seu afluente, o rio Águeda, numa extensão de cerca de 120 km.

A parte norte corresponde à zona de menor influência atlântica de Trás-os-Montes, sendo constituída por um extenso planalto, com altitudes que variam entre os 700 e os 800 metros.O vale do Douro é bastante encaixado, com margens escarpadas essencialmente graníticas, as "arribas". À medida que se avança para sul, o vale apresenta-se mais aberto, com fundos de vales aplanados, permanecendo as vertentes escarpadas; há ainda pequenas áreas planálticas e relevos residuais encimados por quartzitos. 

A região inclui-se no domínio do carvalhal, a atividade agropecuária é extremamente importante na definição da paisagem, a fauna presente neste Parque Natural distingue-se pelo número de espécies e pelo seu estatuto de conservação e as casas também se encontram em volta por grandes campos de cultivo.

Só boas razões para vir explorar esta região de Portugal.



Source: http://www.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pndi/class-carac
Category: Parques Naturais | Added by: carolinaainacio162 (2016-10-12)
Views: 15 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2017 | Make a free website with uCoz