Domingo, 2017-06-25, 00:08:33Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Parques Naturais

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Geologia, hidrologia e clima do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Geologia: O território deste Parque Natural desenvolve-se em dois conjuntos distintos de rochas, nomeadamente as mais antigas, com mais de 300 MA, arenitos e diversas variedades de calcário, datando de há 120-200 MA, resultantes de sedimentos que se depositaram na bacia marinha outrora existente no barrocal algarvio.Toda a linha de costa, na parte terrestre, é acompanhada por áreas planas cuja altitude vai aumentando para sul à medida e que o encaixe dos rios é mais profundo.

Hidrologia: 

A rede hidrográfica da Costa Sudoeste é constituída por cursos de água pertencentes às bacias hidrográficas do rio Mira e do Barlavento Algarvio. As suas galerias ripícolas constituem um habitat relevante para a migração de aves, bem como para a alimentação e refúgio de várias espécies de mamíferos. Os pequenos ribeiros no extremo sudoeste do Parque secam frequentemente na quadra estival, mas podem ter escoamento caudaloso nos anos de maior precipitação.

Clima: 

Esta região possui um clima mediterrânico de feição litoral que lhe confere uma relativa amenidade térmica. A precipitação reparte-se de forma irregular ao longo do ano e entre anos, no verão chove pouco, sendo o litoral fustigado pela nortada ou coberto por nevoeiro.

Descubra todas as riquezas deste parque natural do sudeste Alentejano:

 
 


Source: http://www.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pnsacv
Category: Parques Naturais | Added by: carolinaainacio162 (2016-10-12)
Views: 16 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2017 | Make a free website with uCoz