Sexta-Feira, 2024-04-19, 03:52:08Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoUtilidades

Sistema da Google adivinha onde uma foto foi tirada só por "olhar" para ela

A Google desenvolveu um sistema de "inteligência artificial" capaz de adivinhar, com um elevado grau de precisão, o local em que uma fotografia foi tirada analisando as pistas visuais que aí encontra.

O projeto, chamado PlaNet, é dos engenheiros informáticos da Google Tobias Weyland e James Philbin, em parceria com o programador Ilya Kostrikov.

O sistema utiliza, para "aprender", os dados de 91 milhões de imagens, com a respetiva localização. Cada imagem é relacionada com uma das 26 mil áreas que os programadores dividiram o planeta. Estes "retângulos" têm dimensões diferentes, consoante a quantidade de características únicas da região - grandes cidades têm um grande número de imagens, enquanto zonas desabitadas e oceanos não têm qualquer foto associada.

O PlaNet, cuja rede informática é desenhada de forma "neuronal", simulando o funcionamento do córtex visual do ser humano, "observa" uma qualquer fotografia, tenta reconhecer formas nela contidas e, comparando com o que "conhece" das imagens genéricas, tenta adivinhar o local representado.

Segundo escreve a Forbes, o sistema funciona mesmo não se tratando de imagens paisagísticas, sendo capaz de procurar pistas em fotos de interiores ou com pessoas ou animais em primeiro plano.

PlaNet acerta em 3,6% das imagens quando lhe pedem para adivinhar qual a rua representada, valor que sobe para 10,1% relativamente à cidade em causa. "28,4% das imagens são localizadas de forma correta ao nível do país e 48% ao nível continental", escrevem os autores.

Números que à primeira vista não parecem excecionais, mas bem melhores do que os conseguidos por seres humanos. Posto perante 10 utilizadores do site GeoGuesser, no qual se pergunta qual o local representado numa foto do Google Street View, o Planet venceu 28 dos 50 competições realizadas, com respostas de mais do dobro da precisão geográfica do que os viajantes testados.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.



Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/sistema-da-google-adivinha-onde-uma-foto-foi-tirada-so-por-olhar-para-ela-5048476.ht
Category: GeoUtilidades | Added by: Txigs (2016-02-29) W
Views: 314 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz