Sexta-Feira, 2024-03-29, 02:23:53Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Biologia Celular

Cientistas portugueses descobrem as “mães” das células estaminais do sangue

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra começou por transformar células da pele em células estaminais, mas as pistas que encontraram levaram-na à origem do processo, ainda no embrião.

As células estaminais hematopoiéticas – aquelas que darão origem a todos os tipos de células do sangue e do sistema imunitário – não aparecem do nada, mas até agora o processo não era bem conhecido. A equipa de Filipe Pereira, investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, encontrou os precursores destas células (as que lhes deram origem) no embrião e na placenta. Os resultados foram apresentados esta segunda-feira na revista científica Developmental Cell.

Seguiram uma nova forma de abordagem, como contou Filipe Pereira ao Observador. O trabalho começou em laboratório, numa caixa de petri, quando estudavam como transformar células da pele – fibroblastos – em células estaminais do sangue. Mas este processo deu-lhes pistas sobre como podiam procurar, nos embriões, as células precursoras que dão origem a este tipo de células estaminais. Passaram do in vitro para o in vivo, mas por enquanto só em ratos de laboratório.

Source: http://observador.pt/2016/03/08/descobertas-as-maes-das-celulas-estaminais-do-sangue/