Quinta-Feira, 2024-03-28, 11:15:27Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Biologia Celular

Gene que resiste a antibióticos de último recurso já está em 19 países

Foi em novembro do ano passado que os cientistas chineses identificaram pela primeira vez um gene capaz de tornar as bactérias resistentes até aos antibióticos de último recurso: nessa altura, o gene designado como MCR-1 tinha sido detetado apenas em alguns doentes e animais na China, mas em dezembro foi identificado na Dinamarca, num doente que sofrera uma infeção no sangue e em cinco amostras de aves importadas.

Tudo indica que o MCR-1 continua a progredir. No final de janeiro de 2016, revela a Bloomberg, já foi detetado em 19 países diferentes, não só em animais mas também em humanos e em carne para consumo, vendida nos supermercados, segundo um relatório do Natural Resources Defense Council, um grupo ambientalista norte-americano sem fins lucrativos. A associação refere que há evidências da presença do gene - que torna bactérias comuns, como a E. coli e a K. pneumoniae, praticamente invencíveis aos medicamentos - no sudeste da Ásia, Europa, Canadá e Japão. Em Portugal, terá sido mesmo detetado em carne vendida para consumo em supermercados. Só na Europa, o gene está em Itália, Suíça, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Reino Unido e Dinamarca, para além do território luso.

A Organização Mundial de Saúde já advertiu que a resistência antimicrobiana pode resultar "num regresso a uma era pré-antibióticos", em que as infeções de cura fácil podem tornar-se fatais.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.



Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/gene-que-resiste-a-antibioticos-de-ultimo-recurso-ja-esta-em-19-paises-4994347.html
Category: Biologia Celular | Added by: Txigs (2016-01-25) W
Views: 294 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz