Quarta-Feira, 2024-04-24, 17:31:20Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » BioNotícias

Cancro do pulmão e tabaco. Uma relação desvalorizada

Ainda há muitas pessoas que desconhecem a relação entre o tabaco e o cancro do pulmão. Num estudo feito em nove países da Europa, mais de um terço dos inquiridos, fumadores diários, afirmou não estar preocupado com a doença.

“Entre o início do consumo e o aparecimento das doenças decorre um espaço de tempo de cerca de 10 a 20 anos e, para a maior parte da população, torna-se relativamente pouco importante, porque é um factor que pode vir a acontecer a médio/longo prazo”, justifica o presidente da Pulmonale (Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão), António Araújo.

A cada ano, surgem quatro mil novos casos de cancro do pulmão em Portugal. A doença continua a liderar a tabela dos cancros mais mortais, apesar de ser o segundo tipo de cancro mais frequente nos homens e o sétimo entre as mulheres.

Atinge mais homens do que mulheres, mas a tendência pode mudar, dado que, segundo António Araújo, “o consumo de tabaco nos homens tem vindo a descer e a crescer nas jovens do sexo feminino”, grupo onde já verifica um aumento da doença.

 

A crise é também um factor negativo a contribuir para o consumo do tabaco. “Muitas vezes, a drogas são refúgios para as frustrações do dia-a-dia”, pelo que “só acções combinadas de educação, restrição de venda e consumo,comparticipação de medicamentos que permitam deixar de fumar” poderão, “de uma forma global”, fazer “descer bastante os níveis de consumo”.

 



Source: http://rr.sapo.pt/noticia/55437/cancro_do_pulmao_e_tabaco_uma_relacao_desvalorizada
Category: BioNotícias | Added by: Manso (2016-06-05)
Views: 373 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz