San Diego, EUA. Dois grupos internacionais de pesquisadores desenvolveram uma nova técnica cirúrgica para o tratamento de cataratas com o uso de células-tronco. O procedimento foi aplicado experimentalmente em 12 crianças com catarata congênita, fazendo com que elas recuperassem a visão.
Considerada a principal causa de cegueira, a catarata compromete a transparência do cristalino – parte do olho que funciona como uma lente –, tornando a visão borrada. Atualmente, a cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino e em sua substituição por uma lente artificial intraocular.
Com a nova técnica, os cientistas mostraram que é possível remover o cristalino opaco preservando determinadas células-tronco. Isso permite que as células do cristalino se regenerem, dispensando a instalação da lente artificial.
Os dois estudos foram publicados simultaneamente nesta semana, na revista “Nature”. Em um deles, os cientistas demonstraram o método, com a regeneração bem-sucedida do cristalino, em coelhos, em macacos e em 12 crianças com catarata. Os pacientes tratados – todas com menos de 2 anos – levaram um mês para se recuperarem e tiveram a transparência dos olhos aumentada em 20 vezes, em comparação com as que realizaram a cirurgia convencional.
![FOTO: Pixabay/divulgação D-GECA5](http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.1254976.1457656356%21image/image.jpg_gen/derivatives/main-single-horizontal-img-article-fit_620/image.jpg)
Para mais informações sobre este artigo consulte o site a baixo.
Source: http://www.otempo.com.br/interessa/com-c%C3%A9lulas-tronco-12-crian%C3%A7as-com-catarata-recuperam-a-vis%C3%A3o-1.125497 |