Sábado, 2025-02-08, 10:46:49Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » BioNotícias

FDA. Mosquitos modificados não apresentam risco ambiental ou para humanos

A libertação de mosquitos Aedes aegyti geneticamente modificados, como forma de combater a dispersão destes insetos, “não tem impacto significativo” no ambiente, nos humanos ou nos animais, referiu um relatório preliminar da agência norte-americana para a alimentação e medicamentos (FDA, Food and Drug Administration). O relatório ressalva, no entanto, que “todas as constatações, conclusões e determinações descritas no documento são preliminares e podem mudar com base em revisões futuras”.

Estas primeiras conclusões de que não haveria impacto foram baseadas em dados do trabalho de campo da Oxitec – a empresa britânica que criou estes mosquitos -, observações realizadas pelos inspetores da FDA, acompanhados por um especialista dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americanos (CDC), numa visita ao centro de criação dos mosquitos e uma visita ao local, nos Estados Unidos, onde se pretende introduzir os mosquitos modificados. O documento está disponível para discussão pública.

 

O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de vírus como zika, dengue, febre-amarela ou chikungunya. Mas só as fêmeas. São estas que precisam de sugar sangue aos humanos e animais, para se alimentarem, enquanto estão a produzir ovos. Os machos não picam. Também por isso, a FDA considera que, como os mosquitos geneticamente modificados são sobretudo machos, os riscos de reações alérgicas às picadas são “negligenciáveis”.

Category: BioNotícias | Added by: raimundojoo (2016-03-17) W
Views: 222 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz