Quinta-Feira, 2019-09-19, 02:54:01Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » BioNotícias

Obesidade ou doenças atribuídas a ansiedade podem encontrar explicação no intestino

A obesidade, a doença celíaca e outras patologias até agora associadas a stress ou ansiedade podem vir a ser explicadas com alterações no ecossistema de micróbios do intestino humano.

Este é um dos temas que dominará o Congresso da Semana Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que decorre até sábado no Estoril.

“Muitas das perturbações do nosso organismo que têm sido atribuídas a fatores como o ambiente, os hábitos de vida ou o stress são muito mais influenciadas pelo ambiente microbiológico do tubo digestivo e não tanto pelos fatores a que atribuíamos responsabilidade”, explicou à Lusa o presidente da Sociedade de Gastrenterologia, Leopoldo Matos.

Até a obesidade pode estar relacionada e ser influenciada pelas alterações do ecossistema microbiano que habita o intestino humano – a microbiota.

Modificações na micorbiota estão atualmente a motivar a curiosidade e investigação da comunidade científica e surgem como estando cada vez mais associadas a distúrbios intestinais como a doença inflamatória do intestino, doença celíaca ou doenças metabólicas.

Na Semana Digestiva que hoje arranca, as doenças do fígado são outros dos assuntos em destaque, em particular a nova medicação contra a hepatite C.

                      20145191645_obesidade-infantil050314.jpg (475×356)

Saiba mais: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=706906



Source: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=706906
Category: BioNotícias | Added by: SofiaCharneca (2014-06-04) W
Views: 97 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz