Sexta-Feira, 2024-04-26, 07:57:11Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » BioNotícias

Terceira com centro para doentes de Alzheimer em setembro

A presidente da Associação de Alzheimer dos Açores (ALZA) anunciou hoje a abertura, em setembro, do primeiro centro de dia para doentes com Alzheimer na ilha Terceira, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

"Pensamos em setembro já inaugurar esse centro. Estamos a envidar esforços em reuniões, mas está no bom caminho", afirmou à Lusa Berta do Couto, acrescentando que a nova valência contribuirá para melhorar a qualidade de vida dos doentes e dos respetivos cuidadores.

A Associação de Alzheimer dos Açores, criada há oito anos e atualmente com cerca de 300 associados, dispõe apenas de um centro de dia a funcionar em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), que recebe diariamente 12 utentes, entre as 09:00 e as 17:00 e onde são desenvolvidas várias atividades de estimulação física e cognitiva.

Berta do Couto afirmou que "há muitos doentes de Alzheimer na Terceira, vários institucionalizados em valências da própria Santa Casa da Misericórdia de Angra", tendo sido a própria instituição a solicitar apoio à ALZA, porque os doentes "não tinham qualquer apoio especializado e precisavam de algum conhecimento".

"Eles vão mesmo financiar o próprio centro e estão muito recetivos à criação dessas atividades, que vão de encontro ao bem-estar e qualidade de vida da pessoa com a doença de Alzheimer", disse Berta do Couto, acrescentando que esta nova valência "permitirá evitar a institucionalização dos muitos doentes e ajudar os cuidadores a ficarem libertos durante o dia".

A presidente da ALZA adiantou, ainda, que Santa Maria deverá ser a terceira ilha do arquipélago a contar com um centro de dia específico para os doentes de Alzheimer.

"O Recolhimento de Santa Bárbara tem muitos doentes de Alzheimer. Também pensamos avançar em Santa Maria. Já recebemos vários pedidos de ajuda", revelou.

Segundo Berta Couto, nos Açores não se conhece a real dimensão desta doença degenerativa, uma vez que ainda não foi feito nenhum levantamento estatístico com dimensão regional.

"Apesar do nosso esforço, não há dados concretos sobre o número de casos nos Açores. Não podemos ajudar quem não conhecemos", argumentou Berta do Couto.

A doença de Alzheimer, que evolui para a demência, provoca uma deterioração progressiva de diversas funções cognitivas, entre as quais a memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento.



Source: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3961395&seccao=A%E7ores&page=2
Category: BioNotícias | Added by: Manso (2014-06-09)
Views: 189 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz