Quarta-Feira, 2019-08-21, 21:10:46Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Bioquímica

Adsorção e Biossorção | Alternativas na Remoção de Toxinas

Uma alternativa bastante utilizada na remoção de metais potencialmente tóxicos de resíduos envolvidos em processos industriais (galvanoplásticos, metalúrgicos, etc.) são os métodos tradicionais de tratamento físico-químico como a coagulação e a sedimentação. Entretanto, estes métodos convencionais são muito onerosos e precisam de longos períodos de detenção, o que dificulta sua utilização.

 

A Adsorção
Adsorção surge como um método alternativo sendo bastante eficaz na remoção de metais potencialmente tóxicos em solução aquosa. O carvão ativo é o principal adsorvente utilizado na remoção de vários compostos orgânicos e íons metálicos. Mas, o alto custo do carvão ativo torna-se um sério problema em relação a sua implementação. Porém, vários estudos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de encontrar novos materiais biológicos de fonte renovável, baixo custo e com menor impacto ambiental.


Biossorção
A biossorção surge como uma alternativa ao processo de adsorção realizado por carvão ativo, pois a mesma consiste num processo de adsorção que se refere à ligação passiva de íons metálicos por biomassa viva ou morta. Considera-se biomassa  toda matéria orgânica de origem vegetal, animal ou microbiana incluindo os materiais procedentes de suas transformações naturais ou artificiais. Portanto através da biossorção materiais alternativos são utilizados como substitutos do carvão ativo.

Conclusão A biossorção surge como um método eficaz e versátil dentro da adsorção de metais potencialmente tóxicos. Diversas biomassas tiveram seus potenciais de biossorção comprovadas por vários autores como a casca do coco verde, casca da banana, casca de pequi, serragem de madeira Teca e o fungo Orelha de pau.

 
Category: Bioquímica | Added by: paloma_silva97 (2015-01-05) W
Views: 301 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz