Sábado, 2019-08-17, 11:44:14Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Biotecnologia

Transforme o seu 'smartphone' numa lanterna de luz negra que deteta fluidos corporais

Com materiais que já tem em casa, é possível criar uma luz negra para observar fluidos corporais, como sangue, saliva ou sémen, que possam estar presentes em superfícies que parecem limpas.

Em inúmeras séries e filmes com cenas de crime, os investigadores são vistos a analisar o local sob luz negra, ou ultravioleta, para revelar manchas de sangue, saliva ou sémen que eram invisíveis a olho nu. O jornal britânico Mirror mostrou aos seus leitores como usar fita-cola transparente, um marcador azul e um marcador roxo para transformar umsmartphone numa lanterna de luz negra que permita experimentar o efeito em casa.

Para criar essa ferramenta, é preciso cortar um pequeno pedaço de fita-cola para cobrir o flash da câmara do smartphone. Depois, pinta-se a fita-cola com o marcador azul. Por cima desta camada de fita-cola pintada de azul, acrescenta-se uma nova camada de fita pintada de roxo. Ao ligar uma aplicação de lanterna ou tirar uma fotografia com flash, o smartphone vai emitir luz negra, que permite ver no escuro fluidos corporais que não seriam visíveis sob luz natural.

Isto acontece porque os fluidos corporais, como a urina, o sangue, a saliva ou o sémen, absorvem a luz ultravioleta, ou luz negra, e emitem, em reação, luz de um comprimento de onda visível pelo olho humano, um processo a que chamamos fluorescência. Sob luz negra, o sémen, destaca o Mirror, é o fluido corporal que mais luz emite, devido à sua composição química.

O método funciona porque as cores pintadas na fita-cola vão filtrar a luz branca emitida pelo smartphone, deixando passar apenas a luz que se encontra na frequência ultravioleta, e um pouco de luz visível. A experiência também pode ser feita com uma lanterna normal, usando fita-cola suficiente em cada camada para cobrir completamente a saída de luz.

 
Category: Biotecnologia | Added by: paloma_silva97 (2015-06-04) W
Views: 194 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz