Quinta-Feira, 2024-03-28, 16:17:34Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Botânica

Canadá autoriza cultivo por doentes. Portugueses querem discutir tratamento

Seis meses. É este o prazo que o governo do Canadá tem para decidir se quer recorrer da decisão do juiz federal Michael Phelan, que considerou que atual lei da canábis medicinal limita o tratamento dos doentes e que estes têm o direito de plantar marijuana para este fim. Em Portugal pouco ou nada se tem ouvido falar desta possibilidade. Mas médicos e associações de doentes defendem que esta é uma discussão que deve ser feita e alguns consideram que esta é a hora.

No Canadá, a canábis medicinal já é possível. Mas uma alteração legislativa em 2013 limitou a compra de marijuana medicinal a vendedores autorizados pelo governo. Quatro residentes em British Columbia consideraram que a imposição limitava o acesso ao tratamento e o tribunal federal concordou. O juiz considerou que os doentes provaram que é possível produzir com segurança e sem riscos para a saúde pública. A decisão está suspensa por seis meses para que o governo possa fazer nova legislação sobre a matéria. Até lá, o juiz federal fez uma injunção permitindo que os doentes que já tinham autorização para plantar antes da mudança da lei, em 2013, o voltassem a fazer. Cerca de 28 mil pessoas têm licença. A ministra da saúde canadiana, Jane Philpott, diz que ainda é cedo para dizer se vão ou não recorrer da decisão.

Em Portugal, antes de discutir se os doentes podem plantar ou não a canábis que usam, é preciso debater o uso para tratar doenças como cancro, esclerose múltipla ou sida. E esta discussão, dizem médicos e associações de doentes, deve ser feita. "A canábis está exacerbada com a conotação de consumo de droga. Mas uma coisa já ninguém tem dúvidas: a canábis tem um impacto importante sobre a dor. No caso da esclerose também sobre os espasmos. São efeitos colaterais da doença que têm forte impacto na qualidade de vida das pessoas", diz Susana Protásio, da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

A responsável recorda que a canábis não está legalizada em Portugal, mas o seu uso é descriminalizado. O risco é ser adquirida num circuito sem regras. Por isso defende: "Em termos médicos devíamos ter o maior número de oportunidades disponíveis para reduzir quadros clínicos tão impactantes na vida das pessoas. Mas tem de ser controlo médico. A oportunidade para o discutir é esta, que o governo mudou e é possível de coisas que antes eram tabu", salienta.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.



Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/canada-autoriza-cultivo-por-doentes-portugueses-querem-discutir-tratamento-5051522.h
Category: Botânica | Added by: Txigs (2016-02-29) W
Views: 614 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz