Sábado, 2019-08-17, 11:40:53Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Evolução

Desvendado o mistério dos estranhos mamíferos sul-americanos de Darwin

Para Charles Darwin, o “pai” da teoria da evolução das espécies, tratava-se dos animais mais bizarros alguma vez descobertos.

Um deles parecia um híbrido de hipopótamo, rinoceronte e roedor, o outro era uma espécie de camelo sem bossas e uma tromba de elefante. E desde que Charles Darwin, naturalista britânico do século XIX, recolhera pela primeira vez os seus fósseis, há cerca de 180 anos, que os cientistas se perguntavam onde é que estes estranhos animais sul-americanos, que se extinguiram há apenas 10.000 anos, “encaixavam” na árvore genealógica da vida. O mistério acaba de ser resolvido.

Até aqui, alguns especialistas pensavam que estes mamíferos herbívoros estavam relacionados com mamíferos de origem africana tais como os elefantes e os papa-formigas, ou ainda com outros mamíferos sul-americanos tais como os armadilhos e as preguiças.

Mas agora, Ian Barnes, do Museu de História Natural de Londres, e colegas anunciaram que, graças a uma análise sofisticada do colagénio dos ossos extraído de fósseis de ambos esses mamíferos – chamados toxodontes e macrauquénias –, conseguiram demonstrar que eles eram parentes próximos dos grupos de animais que também deram origem aos cavalos, tapires e rinocerontes. “Resolvemos um dos últimos grandes enigmas da evolução dos mamíferos: o das origens dos ungulados nativos da América do Sul”, diz Barnes. Os resultados foram publicados online, na quarta-feira, pela revistaNature.

 



Source: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/desvendado-o-misterio-dos-estranhos-mamiferos-sulamericanos-de-darwin-1689786
Category: Evolução | Added by: centieiro (2015-03-21)
Views: 165 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz