Quinta-Feira, 2024-04-25, 07:06:42Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Evolução

Estudante descobre novo mamífero que sobreviveu à extinção dos dinossauros

Enquanto fazia escavações no ano passado durante sua primeira pesquisa de campo, Carissa Raymond um  fóssil de um mamífero até então desconhecido. A estudante do segundo ano de geologia na Universidade de Nebraska-Lincoln fazia explorações o solo de uma região alagadiça chamada de Kimbeto, na bacia de San Juan, Novo México, quando se deparou com um punhado de dentes enegrecidos dotados de características peculiares. Cada dente possuía várias pontas, que, segundo a odontologia, são chamados cúspides.

Os fósseis encontrados pertencem à espécie  Kimbetopsalis simmonsae. Os estudos indicam que a espécie viveu na Terra há cerca de 65 milhões de anos, por volta da época em que ocorreu a extinção dos dinossauros. “Quando Carissa achou essa coisa e a trouxe até mim, eu suspeitei instantaneamente de que era algo novo”, comentou em um comunicado Thomas Williamson, líder do projeto e curador do Museu de Ciência e História Natural do Novo México. “Eu nunca tinha visto nada parecido!"

kimbetopalis-reconstruction2