Quinta-Feira, 2024-04-25, 18:52:41Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Evolução

O fóssil mais antigo de lince-ibérico tem 1,6 M.a.

Quando o Centro e o Norte da Europa eram locais muito mais gelados, a Península Ibérica tornou-se um dos refúgios do Sul da Europa onde o clima era mais agradável para os animais. O antepassado do lince-ibérico terá sido uma das muitas espécies que acabou por vir parar a este território e, com o tempo, evoluiu para a espécie que hoje conhecemos.

Não se sabe exatamente o momento do aparecimento deste felino, que hoje está ameaçado de extinção. Os estudos moleculares dos últimos anos estimam que terá surgido há cerca de 1,8 milhões de anos. Agora, uma equipa de investigadores deu um passo mais concreto no estudo evolutivo desta espécie. Um fóssil de um crânio encontrado há mais de dez anos numa gruta da Catalunha foi finalmente analisado e revelou pertencer a um lince-ibérico com 1,6 milhões de anos, conclui um artigo publicado agora na revista científica Quaternary Science Reviews.

Este é o mais antigo fóssil de lince-ibérico que se descobriu até agora. Antes, os fósseis mais antigos desenterrados tinham cerca de 1,1 milhões de anos. A nova descoberta aproxima-nos do momento de origem desta espécie carismática e pode dar informação importante para a sua conservação.Nos últimos anos, Portugal e, principalmente, Espanha, têm feito esforços para recuperar as duas pequenas populações selvagens que existem no Sul de Espanha.

Para mais informações, consulte o seguinte blog: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/o-mais-antigo-fossil-de-linceiberico-tem-16-milhoes-de-anos-1713068