Sexta-Feira, 2024-04-26, 11:25:49Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Genética

Coimbra Genomics aposta na medicina personalizada com parcerias em cinco países

O uso da informação genética de cada doente para o diagnóstico e o tratamento das doenças passou a ser uma possibilidade real desde que se concluiu a sequenciação do genoma humano, em 2003. Agora, a empresa portuguesa Coimbra Genomics assinou parcerias com instituições de cinco países para pôr em prática esta ideia. Como? Usando um software que analisa a sequência genética de cada doente e dá informação sobre a sua susceptibilidade para certas doenças e medicamentos.

software, chamado Elsie, é uma plataforma informática que só pode ser usada no contexto clínico, necessitando da autorização do médico e do doente. "É uma ferramenta de suporte à decisão clínica", explica ao PÚBLICO Bruno Soares, director-executivo da Coimbra Genomics, que está integrada no cluster de empresas do Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia, que fica em Cantanhede.

A empresa nasceu em 2013 com o investimento das empresas Critical Ventures e Portugal Ventures. O conselho de administração inclui o físico Carlos Fiolhais, o director do Biocant, Carlos Faro, e Gonçalo Quadros, director da empresa Critical Software. Nos últimos dois anos e meio, a empresa gastou 1,1 milhões de euros na construção do Elsie, explorando o complexo mundo da genómica e extraindo a informação que pode ser relevante para a medicina.

Saiba mais em: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/coimbra-genomics-aposta-na-medicina-personalizada-com-parcerias-em-cinco-paises-1722177

Category: Genética | Added by: tatianapsantos5 (2016-02-03)
Views: 284 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz