Quarta-Feira, 2024-04-24, 07:58:50Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Genética

Do vício do tabaco à depressão: o que herdámos dos neandertais

Pessoas de origem euroasiática podem ter herdado dos neandertais traços que as tornam mais susceptíveis a certos problemas de saúde, conclui equipa, que pela primeira vez associou estas características genéticas a uma população actual.

Há cerca de 60.000 anos houve cruzamentos entre humanos anatomicamente modernos e neandertais que deixaram marcas até hoje

Já se tinha especulado sobre o legado genético que as populações humanas herdaram dos neandertais e o seu impacto na saúde. Mas, pela primeira vez, uma equipa de cientistas analisou uma base de dados médica de uma população com o genoma sequenciado em que estavam descritas as suas doenças, e foi procurar se havia genes de neandertais que aumentam o risco para problemas de saúde.

O resultado mostrou que há traços deixados por aqueles humanos que nos tornam mais susceptíveis à depressão, ao desenvolvimento de queratose actínica (crescimento de sinais de pele que podem originar cancro), ao vício do tabaco e à hipercoagulação do sangue, conclui o novo estudo publicado na última edição da revista científica Science

Para saber mais consulte o site em baixo.

Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/do-vicio-do-tabaco-a-depressao-o-que-herdamos-dos-neandertais-1723160?frm=ult